Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36664
Compartilhe esta página
Título: | A pragmática da linguagem e a gestão: contribuições para entender o "fazer" do gestor. |
Autor(es): | MARTINS, Alex Filipe Silva |
Palavras-chave: | Administradores de empresa; Atos de fala (Linguística); Competência e desempenho (Lingüística); Pragmática |
Data do documento: | 7-Dez-2016 |
Citação: | MARTINS, Alex Filipe Silva. A pragmática da linguagem e a gestão: contribuições para entender o "fazer" do gestor. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | Toda organização para manter sua sobrevivência é de suma importância a existência de líderes qualificados. Logo, esses líderes devem possuir competências como capacidades, habilidades e saber tomar decisões. Com o tempo, cobrou-se cada vez mais desses gestores e foram criados perfis que traziam as características básicas para ser um bom gestor, contudo, pouco se falou da forma “como” o administrador fazia seu trabalho, e sim o que ele deveria fazer. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo tratar da importância da linguagem no fazer do gestor e apresentar a doutrina da infelicidade de Austin como um meio a se compreender a performance do líder e dizer “como” ele faz o que faz. Possibilitando demonstrar que é por meio da linguagem que o gestor não apenas administra seu ambiente, mas lhe permite o desenvolvimento da sua formação profissional e social. Assim sendo, esta pesquisa tem por esforço analítico responder à questão de como a doutrina da infelicidade de Austin pode contribuir com o entendimento da performance do gestor, contribuindo para um [re]pensar sobre a importância da oralidade na performance do administrador. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36664 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARTINS, Alex Filipe Silva.pdf | 478,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons